Pesquisar este blog
sexta-feira, 20 de setembro de 2013
Julian Roberts: Modelagem da Subtração
Julian já mostrou 13 coleções entre as semanas de moda de Londres e Paris com várias marcas diferentes. Hoje, deu um tempo com as coleções e dá aulas em grandes universidades como a Parsons de Nova York e Central Saint Martins de Londres. Nessa entrevista ele fala sobre sua carreira e a Subtraction Cutting, método de modelagem que desenvolveu e que ensina no mundo todo.
Julian Roberts é inglês, começou a estudar moda os 16 anos. Já mostrou treze coleções entre as semanas de moda de Londres e de Paris, com vários projetos diferentes. “Eu tenho uma tendência de começar um projeto e muito deliberadamente terminar ou matá-lo na hora em que eu escolher. Todas as coisas boas chegam a um fim”.
Por enquanto Julian não está trabalhando em nenhuma coleção. Apenas em peças individuais que segundo ele, nunca vão estar juntas. Quando não está trabalhando nessas peças Julian está na sala da aula. Seja na Royal School of Art onde é professor titular de Design Têxtil do curso de mestrado, na Central Saint Martins em Londres, ou em alguma outra universidade ou faculdade de moda ensinando Subtraction Cutting, algo como corte e subtração, técnica que desenvolveu.
O método é outra maneira de criar volumes e formas que trabalha o vazio e o espaço deixado pela sobra de tecido. “O método é chamado Subtraction Cutting porque a forma é criada pela remoção do tecido, em vez de adicionar tecido. Essa remoção cria um espaço vazio para o corpo ocupar, mas também afeta como o tecido fica em volta do corpo”, explica Julian, na introdução do e-book Free Cutting que lançou recentemente e está na internet para download gratuito. “É uma abordagem para a confecção que incorpora a descoberta, a capacidade de cortar rapidamente e com precisão, sem muita referência de números, frações ou escala de tamanho”, completa.
Os últimos workshops de Julian aconteceram na América Latina e já esteve no México, Colômbia, Argentina e Chile. Diz que é fã do design brasileiro e quer vir dar aulas no Brasil. Nessa entrevista por e-mail Julian conta ao Orbitato sobre o começo de sua carreira, a relação com educação e o método de modelagem que desenvolveu.
- Como você descreve a técnica Subtraction Cutting?
Subtraction Cutting é um método de construção no vazio que pode ser usado de várias formas para fazer roupas masculinas e femininas, acessórios e produtos. É uma aproximação com o design que começa com o processo de construção primeiro, invés do desenho ou da ilustração. É um processo muito mão na massa que requer se arriscar e fazer experimentações em 3D para aprimorar e aperfeiçoar. Enquanto o corte tradicional trabalha com o “shape positivo” e o que você acrescenta a isso, o Subtraction Cutting lida com o espaço negativo do tecido, o vazio deixado entre o vazio e o corpo, e o que você remove ou subtrai da modelagem para fazer a roupa. Usa pontos de vista diferentes, por considerar a forma do tecido de diferentes ângulos que exploram o interior do shape tanto quanto o exterior. O design e a modelagem tradicional são geralmente obcecados com o ponto de vista exterior reduzindo o tecido a frente e costas enquanto o Sub Cut abrange todos os 360 graus em torno do corpo. E é uma abordagem mais dinâmica para a concepção e construção de formas.
- Fale um pouco sobre a sua carreira e como começou a trabalhar com moda?
Eu estudei moda desde os 16 anos na Inglaterra, e fui muito acadêmico ganhando um diploma com menção honrosa em moda e um mestrado em moda masculina. Eu então apresentei 13 coleções durante a Semana de Moda de Londres ao mesmo tempo dava aulas para pagar tecidos, aluguel e comida.
Eu me tornei professor de universidade aos 32 anos, e tenho trabalhado em universidades e faculdades em todo o Reino Unido, e dando workshops de modelagem em 17 países. Os workshops mais recentes foram nos países da América Latina: Colômbia, Chile e Argentina. Eu também já dei dois workshops no México.
- Além de ser designer você também ensina. Qual é a sua relação com educação? Em quais escolas e universidades você tem ensinado?
Eu sou professor titular na Royal College of Art em Londres onde ensino Design Têxtil para o mestrado. Além disso, eu tenho ensinado em universidades como a Central Saint Martins em Londres, Parsosns New School em Nova York, e na Danish Design School em Copenhague. Assim como em muitas outras universidades de países como o Canadá, México, Austrália, Estados Unidos, Rússia, Nova Zelândia, Espanha, Portugal, Dinamarca, Suécia, China, Nigéria, Chile, Colômbia, Argentina e França. Para mim, ensinar e ser designer são coisas conectadas, são a mesma atividade com foco no produto ou no estudante.
- Você já mostrou 13 coleções na Semana de Moda de Londres e de Paris com diferentes marcas. Você ainda desenvolve coleções para alguma delas?
Eu mostrei 13 coleções femininas durante as semanas de moda de Londres e Paris, entre 1998 e 2007, sob vários nomes, NothingNothing, JULIANAND, ParcdeSEXpositions, andTunnelTechnique. Eu tenho uma tendência de começar um projeto e muito deliberadamente terminar ou matá-lo na hora em que eu escolher. Todas as coisas boas chegam a um fim. Eu também faço filmes, então eu gosto de desafiar como as pessoas veem as minhas roupas, quando eles veem e qual deveria ser o meu papel como designer. Eu não levo nada como garantido e odeio convenções. Então, no presente momento, eu não estou fazendo coleções, só trabalhando em peças individuais, que não vão se encontrar. Estão espalhadas pelo mundo. No futuro eu posso fazer coleções de novo, e posso vendê-las, mas vou fazer isso de acordo com os meus termos e de um jeito bem pensado e muito provavelmente vou ignorar estações e fazer isso no meu tempo.
- Você já esteve no Brasil? Qual a sua opinião sobre os nossos designers?
Eu conheço muito da América Latina e trabalhei com alguns estudantes, professores e designers fantásticos na região do México, Colômbia, Chile e Argentina, mas até agora o meu trabalho não me levou para o Brasil, e estou empolgado com a perspectiva de fazer um workshop ai. Quando lancei a minha marca NothingNothing na semana de moda de Londres virei fã do Alexandre Herchcovith, há designers brasileiros que influenciaram meu pensamento. Adoraria conversar com novos designers brasileiros e mostrar para eles alguns truques de modelagem.
Para fazer download do Free Cutting, clique aqui.
Retirado de: http://www.orbitato.com.br/index.php/todos-movimentos/item/222-julian-roberts-modelagem-da-subtracao
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário