Pesquisar este blog

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Ômega 3 emagrece e tira a fome


Ele está presente em diversos alimentos, principalmente em peixes águas profundas e frias. O ômega 3 é um tipo de gordura do bem, mais conhecido como ácido graxo essencial muito importante para o bom funcionamento de nosso organismo. Pesquisas recentes revelaram que além de aumentar a queima de gordura corporal, o ômega 3 também ajuda a inibir o apetite.
Os óleos emagrecedores já são bem conhecidos por quem deseja perder peso. Geralmente consumido em cápsulas ou in natura, usado em saladas ou trocado pelo óleo tradicional, eles fazem parte da dieta de muitas celebridades, tanto no Brasil quanto no resto do mundo. 

Mas o que torna os óleos (ácido graxo) um auxiliar para a perda de peso são as substância popularmente conhecidas como: Ômega 3, Ômega 6 e Ômega 9, encontrado em abundância nesses óleos. 

Hoje vamos falar sobre o Ômega 3, que foi um dos primeiros a ser descobertos, e até hoje não para de surpreender os pesquisadores, com seus benefícios no emagrecimento. 

Ômega 3 para que serve

Descoberto nos anos 70, a princípio era indicado para tratamentos como: colesterol alto, doenças do coração, pressão arterial e para diminuir o risco de desenvolvimento de diabetes. 

Somente no século XXI, foi reconhecido como auxiliar para perda de peso. E em meados de 2009 começou as pesquisas, sobre seus efeitos no controle do apetite.

Ômega 3 função

Para entender como o ômega 3 age no organismo, vamos comparar o corpo a uma maquina de ferro, quando falta óleo ou graxa, fica enferrujada e com o movimento lento (travando), o ômega 3 faz o papel da graxa em nosso organismo, melhora o funcionamento dos músculos e das células. 

Mas a parte do nosso corpo que mais se benefícia com o ômega 3 é o cérebro. O ômega 3 é um nutriente muito importante para as funções cerebrais, pois 60% do cérebro é constituído por gordura, sendo a maior parte de ácidos graxos ômega 3. 

O cérebro necessita de ácidos graxos para auxiliar a troca mais rápida de informação entre as células cerebrais. Quando o cérebro não recebe uma quantidade de ômega 3, ele fica mais lento e passa a apresentar alguns problemas com a memória, dificuldade para aprender e a sofrer alterações de humor. 

Quando o cérebro adquiri as quantidades necessárias de ômega 3, começa a receber e enviar informações mais rápido, ou seja, mais rápido percebe que estamos cheias e diminui o apetite.

Ômega 3 benefícios

Além de diminuir o apetite e auxiliar na queima de gordura, o ômega 3 traz vários benefícios para saúde.
·                     Actividade antiinflamatória
·                     Actividade anti-trombos (entupimento dos vasos sanguíneos)
·                     Redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos
·                     Redução da tensão arterial
Redução do risco de desenvolver diversas doenças, incluindo:
·                     Diabetes
·                     Acidente vascular cerebral (derrame)
·                     Artrite reumatóide
·                     Asma
·                     Síndromes inflamatórias intestinais (colites)
·                     Alguns tipos de cancro
·                     Declínio mental
Alguns estudos também indicam que o ômega 3 traz benefícios para o humor, o aprendizado e para o sistema imunológico.

Ômega 3 onde encontrar
As principais fontes de ômega 3 são:
·                     Peixes:Salmão, Atum, Bacalhau, Cavala, Arenque e o capeão de todos, a Sardinha.
·                     Semente de linhaça
·                     Castanhas e nozes
·                     Óleos vegetais (azeite, óleo de soja, canola)
·                     Vegetais de folhas verdes escuro.
Mas para quem não é muito chegado em peixes, uma boa opção é consumir em cápsulas (é possível encontrar em lojas de produtos naturais, farmácias de manipulação e lojas de suplementos atléticos). A maioria dos fabricantes indicam 2 a 3 cápsulas ao dia, antes das principais refeições.

Nenhum comentário:

Postar um comentário