Pesquisar este blog

sexta-feira, 16 de novembro de 2012

Desfile de moda e palestras da grife matohu

HIROYUKI HORIHATA e MAKIKO SEKIGUCHI

A Fundação Japão, em parceria com a Embaixada do Japão no Brasil e o Consulado Geral do Japão no Rio de Janeiro, trazem ao Brasil os estilistas da grife matohu, HIROYUKI HORIHATA e MAKIKO SEKIGUCHI, que apresentaram suas criações no desfile da Capital Fashion Week em Brasília, na quarta (dia 15). Hoje (17), os estilistas realizam uma palestra e um workshop no SENAI/CETIQT no Rio de Janeiro; e no dia 20  (segunda), às 13 horas, uma palestra no IED em São Paulo.
No desfile, é apresentada a coleção Primavera/Verão da matohu, e nas palestras, serão abordados temas como tecidos, tingimentos e ornamentos do Japão, que são considerados como artes tradicionais japonesas, e também, sobre o transbordante senso estético que pode ser apreciado no design das roupas confeccionadas pelos estilistas.
Em São Paulo, a palestra acontece em parceria com o IED e com inscrições antecipadas por e-mail. Vagas limitadas.



Perfil dos estilistas da grife matohu


Após se formarem, HIROYUKI HORIHATA, no curso de pós-graduação em filosofia da Universidade de Doshisha, e MAKIKO SEKIGUCHI, no curso de direito político da Universidade de Kyorin, cursaram juntos design de moda na escola Bunka Fashion College.
Em 1998, HORIHATA começa a trabalhar na COMME des GARÇONS, de Rei Kawakubo, e SEKIGUCHI com Yohji Yamamoto. Após cinco anos em seus respectivos trabalhos, ambos se mudam para Londres, onde participam juntos das coleções do estilista turco Bora Aksu.
 Retornam a Tóquio em 2005, e já no mês de março lançam a grife matohu, com a coleção Outono/Inverno, e exatamente um ano depois estreiam no Fashion Week de Tóquio. Em 2009, ganham o “Prêmio Revelação” do Grande Prêmio do Mainichi Fashion e também o “Prêmio Incentivo” num evento realizado pela Shiseido.





Sobre a matohu


 O conceito da grife é a “criação de novas peças de vestuário que perpetuem o senso estético japonês” por meio de um corte padrão e tecidos próprios, resultando num estilo original, nem japonês e nem ocidental.
A palavra “matohu” é ambígua, agrega tanto o sentido de “vestir” como o de “esperar”, com a ideia de que é necessário esperar pelo amadurecimento do senso estético.



SERVIÇO

Palestra com os estilistas da grife matohu
 Hiroyuki Horihata & Makiko Sekiguchi
Data:  20 de agosto
Horário: Das 13 às 15h
Local: IED – Istituto Europeo di Design: Rua Maranhão, 617 – Higienópolis
Inscrições antecipadas: info@fjsp.org.br   (enviar nome completo e telefone)
Palestra com tradução consecutiva
Sites
Informações e contatos:
Fundação Japão – (11) 3141-0110
info@fjsp.org.br
------------------------------------------------------------------------------------------------

------------------------------------------------------------------------------------------------

Nenhum comentário:

Postar um comentário