Se você acha que isso não tem nada haver
com moda - ENGANA-SE! Entender comportamento de consumo é o segredo para
entender o que seu cliente deseja e espera da sua marca... Em um mundo tão
rápido, é bom você ficar atento, vai que a verdade de ontem não serve mais para
amanhã.
10 itens explicam o que
os consumidores querem
Uma vez conectados, a internet é uma das
últimas coisas de que os consumidores estariam dispostos a desistir se tivessem
de reduzir gastos, de acordo com as descobertas do ConsumerLab.
Por mais de 15 anos, a área de pesquisas
de comportamento da Ericsson tem realizado estudos sobre os valores,
comportamentos e maneiras de pensar das pessoas sobre produtos e serviços de
TIC. O programa de pesquisa global é baseado em entrevistas anuais com 100.000
pessoas, em mais de 40 países e de 10 megacidades.
Michael Björn, responsável pelo
ConsumerLab, diz: “Os consumidores aderiram aos aplicativos de smartphones
naturalmente. O acesso direto e o formato touch via ícones escondem a
complexidade dos serviços de internet. As pessoas agora estão dispostas a
explorar várias áreas novas da vida cotidiana que se beneficiam da
conectividade. Acabamos de concluir um estudo em mercados emergentes e
descobrimos que até mesmo as pessoas que usam celulares pela primeira vez
tornam-se rapidamente usuárias da internet. A conectividade está se tornando
uma parte crescente de suas atividades diárias.”
As 10 maiores tendências
do consumidor:
A conectividade tornou-se tão essencial
como o ar que respiramos. Uma vez conectados, os consumidores dizem que a
internet é uma das últimas coisas que eles estariam dispostos a cortar se
tivessem que reduzir gastos.
2. Todo
mundo pode ser um provedor de serviços.
Há uma enorme demanda por novos serviços.
A internet possibilita tanto às empresas como aos consumidores inventar novas
soluções, como aplicativos.
3. Mídias
sociais redefinem os relatos de notícias.
As mídias sociais movimentam o consumo de
fotos, videoclipes e músicas, e agora elas também ajudam os consumidores a
julgar a relevância das notícias, fornecendo os comentários sociais
necessários.
4. Celulares têm um papel significativo na vida cotidiana.
Os consumidores mostram mais interesse em
serviços móveis que estão diretamente relacionados com lugares próximos ou
serviços locais. Enquanto 90% de todos os donos de smartphones carregam seus
celulares com eles, apenas 80% dizem carregar dinheiro.
5. Mais
transparência.
As pessoas estão se acostumando a viver
suas vidas com transparência e elas também esperam que empresas e outras
organizações ajam dessa mesma maneira.
Dividir informações e ter vários
dispositivos conectados o tempo todo está se tornando a regra para os
consumidores, resultando na introdução de mais serviços baseados em nuvem. O
principal motivo é a facilidade de uso.
7. As
mulheres conduzem a adoção de smartphones.
O estudo de usuários de smartphones de
2011 da Ericsson mostrou que os homens ainda dominam o uso de serviços de nicho
em smartphones, enquanto mais mulheres usam serviços regulares como chamada de
voz, SMS e Facebook. Ao integrar todos os canais de comunicação em um único
dispositivo, as mulheres estão conduzindo a adoção em massa de smartphones.
8. Compras
facilitadas.
A pesquisa mostrou que 67% dos usuários
de smartphones estão interessados em pagamentos móveis. Os pagamentos não devem
ser vistos de forma isolada, mas devem ser colocados em um contexto de compras
cotidianas – por exemplo, em informações do produto, pontos de bônus e recibos.
9. Tudo
se conecta.
Os dados móveis ultrapassaram o tráfego
de voz no último trimestre de 2009 e os dobraram no primeiro trimestre de 2011.
Os consumidores estão cada vez mais conectados à internet e às coisas ao redor
deles, como carros, ônibus públicos ou vending machines (máquinas de auto serviço).
10. Tempos incertos
Consumidores querem mais controle. Em
tempos de instabilidade econômica ou quando desastres como terremotos ocorrem,
aumenta o interesse dos consumidores por serviços relacionados a utilities,
como água e eletricidade. Do mesmo modo, uma mudança na renda disponível está
impulsionando as necessidades dos consumidores em estarem no controle do
consumo de serviços.
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